quinta-feira, 10 de maio de 2012

Um olhar diferente




Daniel Lucas Pacheco


Percebe-se no artigo pulicado por James Bradshaw, repórter da “The Globe and Mail”, um tópico principal: a preocupação das universidades com a baixa frequência em que alunos canadenses vão para outros países estudar. O Canadá tem se tornado cada dia mais um dos destinos mais procurados na área da educação. Para o país a presença de international students   torna a sala de aula mais diversificada. Porém poucos universitários canadenses já saíram de seu país para estudarem em universidades estrangeiras.  
  Estudar e vivenciar outras culturas expande a mentalidade do indivíduo, e também o possibilita entender a própria cultura, a partir das diferenças. Integrar povos diferentes traz benefícios a ambos. Sean Riley, presidente da St. Francis Xavier University, antes cético em relação ao estudo no exterior, ao passar pela experiência viajando para a Guatemala percebeu quão importante é o contato dos alunos com o mundo lá fora. O mais interessante entretanto, é o ponto de vista presente no artigo. Evidentemente nota-se um olhar diferente do Canadá. Outrora um país mais preocupado em trazer alunos estrangeiros para enriquecerem suas salas de aula agora preocupa-se também em levar seus alunos até o mundo. Mais uma vez o Brasil aparece em um artigo canadense, o que sugere que o Canadá tem notado os esforços dos brasileiros para a internacionalização de seus estudantes.
 A experiência no exterior é de extrema importância para a construção de uma visão mais global e abrangente. Com o GRUCAN¹ torna-se possível entender melhor a cultura canadense e também compreender como a diversidade é tratada no país, destacando pontos positivos. Exemplificando assim com palavras do texto: “To be a global player, you have to have global understanding, and you can’t do that sitting in your basement looking at a computer screen.”

¹Grupo de Estudos Canadenses IFTM - NEC - UFU

Referência

BRADSHAW, James. University leaders want more Canadians to study abroad. In:Friday’s Globe and Mail, 2012. Disponível  em: http://www.theglobeandmail.com Acessado em 09/03/2012 às 20:30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário